Cheguei ao fim.... desta etapa... :)))
com o Curso de Profissionalização em Serviço aprendi a atualizar conhecimentos e competências, tornando-se evidente a mais-valia de tudo o que aprendi, bem como a possibilidade de aplicação prática, quer seja no âmbito profissional no desempenho das minhas funções, quer no contexto pessoal. Foi para mim muito importante atualizar-me e saber que posso e quero aprender cada vez mais. Permitiu-me inovar estratégias e implementar métodos e modelos de aprendizagem inovadores no contexto de sala de aula.
A elaboração deste Portefólio Digital, em formato de Blog, foi um desafio. Inclui as aprendizagens e os conhecimentos que tive a oportunidade de ir desenvolvido ao longo deste curso nas diversas Unidades Curriculares (UC), nomeadamente na UC Seminário de Prática Pedagógica- Português, Estados Socais e História 200, esta UC está muito bem organizada, com objetivos bem definidos, recursos muito pertinentes e professor(es) que mostraram sempre disponibilidade em clarificar os objetivos e as dúvidas dos alunos, bem hajam.
Neste blog dei asas a minha imaginação, coloquei trabalhos realizados no Kahoot, Padlet, e Geniaalys, todos estes trabalhos foram realizados por mim. Transferi para o blog trabalhos e fichas realizadas para os alunos no âmbito da história, geografia e cultura dos Açores, educação especial, atividades e guiões de exploração de filmes e documentários, assim como reflexão de documentos e artigos lidos no domínio da Unidade Curricular Português, Estudos Sociais e História e nas outras unidades curriculares.
Sem dúvida, que esta formação foi uma mais-valia para mim, o percurso foi longo e exaustivo, fez-se caminhando, não deixando de ser gratificante e imprescindível para a minha formação enquanto professora. A educação e a formação ao longo da vida surge como um trunfo e bem estar e um bem essencial para o desenvolvimento e convivência saudável entre todos, professores e alunos neste mundo cada vez mais global, em rede e conectado.
Isabel Santos
Nº estudante: 1905693
"Existimos enquanto alguém se lembra de nós"
Carlos Ruiz Zafón











