Título: A maior flor do Mundo
Autor: José Saramago
Ilustrador: João Caetano, recebeu o Prémio Nacional de Ilustração por este trabalho em 2001
Editora: Porto Editora, 2014
Este livro faz parte do Plano Nacional de Leitura e é de leitura obrigatória para o 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Biografia: José Saramago
José Saramago nasceu em Azinhaga de Ribatejo, no concelho de Golegã, distrito de Santarém no dia 16 de novembro de 1922. Antes de se dedicar exclusivamente à literatura trabalhou como serralheiro, mecânico, desenhista industrial e gerente de produção numa editora. Iniciou sua atividade literária em 1947, atuou também como crítico literário em revistas e trabalhou no Diário de Lisboa. Em 1975, tornou-se diretor-adjunto do jornal Diário de Notícias. Foi o primeiro autor de língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1998. Faleceu em 2010 em Lanzarote, Espanha.
Obra:
1. Personagens principais do conto infantil:
- o próprio autor: Saramago- conta que sempre quis escrever um livro infantil sobre um menino que faz nascer a maior árvore do mundo. Segundo ele, a história, se fosse colocada no papel, “seria a mais linda de todas as que se escreveram desde o tempo dos contos de fadas e princesas encantadas”.
- Menino e a flor
O livro "A Maior Flor do Mundo" narra uma história muito especial: o herói menino deste livro saiu de casa decidido a correr riscos, tendo ido a um lugar que ficava muito longe e onde nunca estivera antes. Uma vez aí chegado, ele descobre uma flor murcha e seca, quase a morrer, e o menino decidiu usar sua própria força para salvar a flor. Como ali não havia água, o menino não desistiu, e, apesar das dificuldades encontradas, percorreu aquilo que lhe pareceu ser o mundo inteiro para encontrar água e regar a flor. Entretanto, os pais deste menino perceberam que ele estava desaparecido e mobilizaram todos os vizinhos para o procurar, tendo-o encontrado a dormir serenamente sob a flor que ele tinha salvado. Depois de ser levado para casa, o menino foi admirado por todos, por ter realizado algo especial.

Sem comentários:
Enviar um comentário