Vivemos cada vez mais numa sociedade digital e em rede
marcada por grandes mudanças na economia e nos mercados de trabalho que
impulsionam o crescimento de novos paradigmas, modelos de trabalho, processo de
comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem.
Com o contexto da pandemia, a sociedade digital em
rede, trouxe um novo paradigma ao ensino tradicional. O ensino tornou-se mais
digital, em medida que o digital passou a fazer parte de um novo ecossistema
educativo. Conceitos como ensino remoto de emergência, ensino a distância,
educação a distância (EaD), e-learning, educação
online, web-based learning, open learning, blended learning, passaram a estar
presentes, apesar de alguns conceitos já estarem presentes em alguns institutos
como a Universidade Aberta, que se insere no processo de criação e
desenvolvimento de estruturas de ensino a distância (Moreira & Schlemmer,
2020).
Este novo paradigma
de um novo ecossistema educativo, insere-se nas grandes transformações que as
diferentes tecnologias digitais e redes de comunicação digitais têm tido e
estão a ser grandes promotoras da transformação dos ecossistemas e ambientes
educacionais. As tecnologias são e devem incluir, promover, os percursos da
aprendizagem, numa viragem facilitara para a educação digital de qualidade. A
educação digital ou em rede deve ser vista como um processo enriquecedor pela
utilização variável de tecnologias digitais e das redes de comunicação. Como se
vai fazer essa transição, depende muito das escolas, institutos, universidades
e essencialmente da tecnologia de cada país dispõe e do conhecimento. As
tecnologias digitais e redes de comunicação tem um papel importante no
ensino-aprendizagem, surgindo assim um novo conceito de aprendizagem onlife,
onde se defende o fim da distinção entre offline e online e também a ideia de
que as tecnologias são apenas ferramentas de apoio à aprendizagem.
Os autores Dias-Trindade S. & Moreira J. A. (2017),
defendem que as tecnologias e as redes digitais devem ser vistas como
ecossistemas ambientais que nos ajudam a perceber o ecossistema digital no que
diz respeito, as espécies que o habitam, o enovelado sistema de interações que
se estabelecem, a sua estrutura, arquitetura e fronteiras.
O virtual aumenta a nossa condição habitacional ao mundo global em que
vivemos, que não está apenas ligada a uma área geográfica, mas a espaços e
redes virtuais em rede que as diferentes inteligências e interesses se ligam.
Os novos espaços de informação e de comunicação transformam a nossa perceção do
tempo, espaço, presença nos novos ecossistemas ambientais de tecnologias
digitais e redes de comunicação digitais.
Atualmente,
é impossível imaginar uma educação “unblended”, dos processos de
ensino-aprendizagem. A adoção de diferentes
tecnologias torna o processo ensino-aprendizagem mais rico, dinâmico com
abordagens pedagógicas e diferentes tempos. O ensino híbrido ou blended learning (bLearning), é uma
das maiores tendências da
Educação do século
XXI, pois promove uma mescla entre o ensino presencial e
propostas de ensino
online. A ideia
é unir a flexibilidade e personalização do estudo em ambientes virtuais com as
possibilidades e benefícios oferecidos pela convivência em sala de aula. Este
meio de aprendizagem pode ser implementado no ensino básico e secundário que
pode ser tornar o ensino e aprendizagem inovadora, flexível, e permite a gestão de conteúdos, recursos e
interações na sala de aula virtual e na sala de aula física.
O ensino híbrido mistura o
ensino online e o offline, ou seja, o presencial e a distância. Dessa forma, é
possível utilizar as melhores partes de cada um desses modelos voltados para um
único objetivo: potencializar a aprendizagem dos alunos e melhorar a qualidade
da educação.
Dias-Trindade S. & Moreira J. A. (2017), Educação Digital para o desenvolvimento curricular e aquisição de competências transversais. Santo Tirso. WhiteBooks.
Moreira, J.A,. & Schlemmer (2020). Por um novo paradigma de Educação Digital ONLIFE. Revista UFG.
Retirado de https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438/36079

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